domingo, 23 de março de 2014

Ciranda de cores do 7º ano!

Uma ciranda para  simbolizar o círculo cromático! Os alunos das turmas 701 e 703  representaram a formação das cores no ritmo da ciranda, com suas blusas lindas e coloridas, pintadas em aula. Cores, formas, cultura popular, corpo, performance, dança, música e poesia, tudo junto! Feliz de ter começado a concretizar a ideia na aula de sábado ..

"O vermelho, inicia
Essa roda, de harmonia 
O azul, do infinito
O amarelo, iluminou
E vão chegando,vão rodando
São as primeiras cores se juntando..."
                              (Um pedacinho do ensaio da nossa ciranda de cores!)




https://www.youtube.com/watch?v=i_pUMESd18g
Aqui um vídeo da cantora Marianne de Castro cantando cirandas, num cenário lindo, cheio de referências artísticas da nossa  cultura popular! 

sábado, 22 de março de 2014

Estandartes coloridos do 8 º ano!

 Não poderia deixar de postar aqui os lindos estandartes criados pelos alunos da turma 805, como primeiro trabalho deste ano. A proposta foi cada grupo criar um estandarte representando  um patrimônio da nossa cultura imaterial e esses foram os que ficaram prontos no dia do nosso recreio de máscaras! Parabéns aos alunos! Viva o carnaval e a nossa cultura popular !





Aos meus alunos do ensino médio: Sobre a ida à exposição "Resistir é Preciso...", no Centro Cultural do Banco do Brasil.

Os dois dias de passeio nesta semana foram muito inspiradores!!!  Tanto na segunda-feira,  com meus poucos alunos da IN106, quanto  na quinta-feira- com um grupo maior, juntando a 2104 e 2102, vivemos momentos especias de trocas e aprendizagens, onde a ARTE nos levou  a ler, entender e sentir  por várias linguagens e formas diferentes, essa época tão triste e opressora  da história do nosso país, que foi o período da ditadura militar..  Aos que não puderam ir, não deixem de ir num outro dia com sua família ou com amigos e os que foram, quero fazer um pedido: escrevam pra mim a obra que vcs mais gostaram??  Beijos! Já estou organizando um próximo passeio, será em breve!







"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". 
Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! .
Paulo Freire.